terça-feira, fevereiro 01, 2005

LIVROS SOBRE ANGOLA

Se há livros sobre Angola que merecem ser lidos por aqueles que buscam compreender a lógica da nossa vergonhosa guerra, o de George Wright é indispensável. O título original é "The Destruction of a Nation, United States' Policy toward Angola since 1945", editado em 1997. (Existe uma excelente tradução portuguesa da editora caminho, com o título " A Destruição de um País, a Política dos EUA para Angola desde 1945")
Alguns extractos da conclusão, são ilustrativos da grandiosidade desta obra:
« (...)O povo Angolano vai continuar a sofrer enormente. Se (ou quando) a paz e a estabilidade chegarem a Angola, as maiores prioridades irão ser a reabilitação e a rescontrução(...) o Estado Angolano ver-se-á com limitações para atingir esse objectivo devido às escassas reservas em moeda externa, um pesado serviço da dívida e gigantescos problemas sociais e infra-estruturas. Além disso, visto que o FMI e o Banco Mundial, dominados pelos EUA, impõe que os países instituam uma liberalização económica, como parte da reestruturação global da economia, o Estado Angolano será incapaz de levar por diante políticas económicas independentes. Na realidade, evitar a independência económica foi a razão principal que levou os EUA a promover a desestabilização de Angola e a destruição do Estado Angolano. Quando a paz for estabelecida, os Angolanos terão ainda de viver com o terror de 15 milhões de minas que provocarão ferimentos, mutilações e mortes durante longo tempo, pelo próximo século adiante; com o colapso dos sistemas de saúde e da educação; com a rescontrução dos danos terríveis inflingidos pela desestabilização causada pelos EUA/África do Sul/UNITA durante 15 anos»
Para quem ainda acredita em argumentos de ordem tribal para justificar a guerra de Angola ou tenta ilibar a UNITA das suas responsabilidades, transformando-a em vítima do Governo do MPLA, recomendo vivamente a leitura desse livro que fala e faz falar. Nele encontramos dados bem documentados sobre os apoios dos EUA/África do Sul/Ex-Zaire e outros à UNITA para desestabilizar o Estado Angolano, com a finalidade de o levar ao colapso por incapacidade de gerir as sucessivas crises sociais, daí resultantes.
Upindi Pacatolo

3 comentários:

Anónimo disse...

Creio que este livro também merece ser lido. O seu lançamento teve lugar recentemente no Museu do Combatente, Belém, Lisboa, e o seu título é: "ANGOLA, AFINAL, ERA DELES ", que proporciona uma viagem ao início da guerra colonial e relata como e quando se registaram os primeiros tiros e os primeiros mortos, antes mesmo do 4 de Fevereiro, o que tem sido ignorado ou omitido por autores e outros.
Trata-se de um romance, que aborda outros temas daquela época.
Autor: JOSÉ NUNES VALENTE.
Editora: Chiado Editora

cassioso disse...

Parece que George Wright foi quase um profeta neste livro.

marcos disse...

Boa noite a todos gostaria de saber aonde posso comprar estes livros sobre angola sou de são paulo. meu e-mail e maurelioramos2003@yahoo.com.br