quarta-feira, março 03, 2010

O NOME DAS RUAS!!!

Cidade do Lobito

Periferia do Lobito: Caimama - São João e arredores!

Estava a caminho do serviço, quando o meu phone tocou. Olhei, era uma chamada da tuga! Um grande amigo e filho do Lobito, "atracado" em Lisboa no rescaldo da revolução dos anos 70 do século passado. "Tenho uma grande novidade!" Manda vir, meu kota. "Na próxima semana estarei em Angola. Finalmente, poderei visitar o meu Lobito, 35 anos depois!" Bravo, meu kota. Te aguardo com muita ansiedade.

Como prometido, o meu amigo apareceu e ficou 48 horas na cidade do Lobito. Deu para ver alguma coisa, visitar lugares antigos e rever uns amigos que o tempo não levou, nem confundiu com novos maneirismos...

De volta à tuga, o meu amigo lembrou-se que havia no Lobito um museu, mas que não chegou a ver. Então, voltou a telefar-me. "Ainda existe no Lobito o museu de etnografia?" Ainda! Respondi. Mas agora é museu regional de etnografia e parcialmente encerrado para obras que começam brevemente, como na TPA! "O quê? Não percebi?" Esqueci-me que o meu interlocutor, mesmo com a TPA Internacional não entendia que os anuncios "brevemente na TPA" exigem paciência. Tanto pode acontecer, como não. Simplesmente, não se sabe quando. "Entendi. Quer dizer que o museu entrará em obras a qualquer altura, mas quando ninguém sabe!". Isso mesmo, kota. "Mas em que rua fica o museu?" Na rua do triangulo! "O quê?" Ya kota, quando vais a ponta da restinga, depois do colégio Sagrado Coração de Jesus e antes do hotel restinga há um triangulo que tem jardim. Ao lado desse triangulo, na esquina fica o museu! "A rua não tem nome?" ...

Depois de um silêncio, lembrei-me que na tuga as ruas e avenidas têm nome. Quase toda gente sabe o nome das ruas. Mesmo quando não sabem, figem que sabem para ajudar o caminhante aflito. Lembrei-me também de participar em algumas reuniões de trabalho onde se falava das avenidas que entrariam em obras de requalificação e melhoria. Nessas reuniões chamavam as avenidas pelos nomes dos colos: Paulo Dias de Novais, Diogo Cão... E eu perguntava: onde ficam essas avenidas? os meus vizinhos, pacientes com a ignorância do jovem, respondiam:  estrada dos bombeiros; da operativa até ao chapanguele; da operativa até ao bairro da luz; da entrada ou saída do 28;  que pessa pela administração municipal....

Como podem ver pelas duas imagens, para um jovem nascido e criado no bairro da caimama, sem arruamentos, como pode saber o nome das ruas? Na imagem da periferia, perto da Igreja, fica a casa dos meus pais. Assim aprendi a dar referências.

Geralmente, servimo-nos de um espaço público ou privado de destaque: Igreja, Escola, Centro Médico, Comissão do Bairro, Casa do Soba, Catequese/Capela, Loja, Padaria, um Senhor ou Senhora de referência... Tudo aquilo que se destaca no bairro serve para dar direcção. E como as pessoas se conhecem acabam sempre por indicar a casa aos que perguntam! Giro né? Muito prático!

A imagem da periferia representa o meu Lobito, o meu são joão, a minha caimama, a minha escola primária, a minha igreja, o meu centro de saúde... Os do meu bairro e adjacente conseguem identificar as suas casas!!!

Mas para estabelecer diálogo com o meu interlocutor, tive de ligar para um kota que nasceu antes da dipanda. Infelizmente, também não sabia o nome da rua. Então, meti-me no carro e fui até ao museu. Mesmo assim nada, porque a placa com o nome da rua já era!!! Como resolver o problema?!

Espero que essa peça ajude o meu amigo a compreender a minha dificuldade...

Por outro lado, concordo que é  preciso dar nome as ruas e colacar as placas de identificação em lugares visíveis para facilitar a localização dos espaços públicos ou privados.

Quanto ao meu bairro, espero por dias melhores... Até lá, vamos continuar a chamar caimama 1, caimama 2, caimama 3, damba do tchindjendje... Caimama porque, nos tempos que o tempo levou, se apanhava muito mamau por ai... e tchindjendje porque habitada maioritariamente por pessoas vindas desse município do Huambo... Fácil, né!

Tudo tem uma história e uma vivência própria...

Nós nos safamos muito bem! E os outros?!!!!

Katwalisile

2 comentários:

ELCAlmeida disse...

Só o meu amigo para me pôr pior que estava...
Obrigado meu caro por esta belíssima recordação e pela memória deste telefonema. Mantenho o qe na altura disse. para não ferir susceptibilidades porque não dar omes das cidades, vilas, comunas ou rios ou flores do nosso grande País.
tenos de pensar não só em nós como nos turistas que nos podem e devem visitar.
Também sei que estou em falta consigo, meu caro, mas estive doente e estive hospitalizado.
Espero vê-lo, de novo em breve aí ou aqui dos tuga...
Um grande e fraterno kandandu
Eugénio Costa Almeida

ELCAlmeida disse...

Ah!... e tantas vezes passeei no S. João às vezes para ir ao Cassequel...
Quem morava no Bairro da Luz...
Kdd
EA