sexta-feira, agosto 25, 2006

ANGOLA EM (IN)MOVIMENTO

Quem tem a sorte ou oportunidade de regressar ou passar por Angola, vindo do strange, uma das coisas de que seguramente tem saudades é ver a nossa TPA. Esta, no tempo da outra senhor, significava Televisão Popular de Angola. Com a abertura do país à democratização passou a significar Televisão Pública de Angola. Numa altura em que o lema era o "P" cai, com muito sacrifício, conseguiu manter o "P" de "Popular", embora significando "Público". Na verdade, não é fácil despir-se de "hábitos populares" simplesmente porque a moda é democratizar-se.

Hoje, com a proliferação das parabólicas ou DSTV, como são conhecidas aqui, "o tempo da TPA já era", como dizem os Kalibrados. Por isso, já é hábito traduzir-se TPA por "Tenha Paciência Amigo". Nessa situação, a saudade transforma-se num ápice em desilusão. Mas antes que tal aconteça, dentre outros, há um programa que chama atenção ao recém - chegado "Angola em Movimento".

"Angola em Movimento" é um programa cujo figurino lembra o saudoso "Nação Coragem". A diferença é que tenta vender um cartão postal de uma Angola em Movimento; com grandes obras públicas (fruto do empréstimo chinês, da alta do preço do petróleo e do fim do conflito armado), sobretudo no sector das vias de comunicação, escolas e hospitais ou centros de saúde... Em fim, o programa está concebido para mostrar aquilo que todos esperam ansiosamente: estradas em reabilitação ou construção, escolas e hospitais a serem contruídos e inaugurados... As imagens são tão convincentes que quem por cá passa, vindo do strange, ganha vontade de empreender uma viagem por terra para ver como o país (i)move-se.
Não querindo fugir à regra, decidimos fazer uma viagem por terra, de Luanda ao Lobito. Segundo anunciaram, essa é a via que estará totalmente reabilitada até Dezembro de 2007. Então mais um motivo para ver como (não)vão as obras de reabilitação dessa via. Mas para minha (des)consoloção nem obra, nem máquinas, nem chineses vi durante as 8 horas de viagem. Como era domingo, tentei acreditar que os trabalhadores tinham repouso ao fim de semana.
Mas então as máquinas? Os sinais de algum trabalho? E os chineses que trabalhavam até durante a noite? Para não ser acusado de nada, decidi calar-me e repetir a proeza, no meu regresso e num dia de semana.
Então, meti-me à caminho do Lobito a Luanda, numa segunda - feira. Entretanto o filme repetiu-se e chinês apenas vi 5, na cidade do Sumbe. Seguramente estariam em repouso, enquanto outros (des)trabalhavam. Mentira. Nem um, nem dois... Mas as obras (não)avançam e até Dezembro de 2007 teremos a estrada toda reabilitada... É a Angola em (in)Movimento.
Quem tiver a ilusão de andar por terra para ver como vão as obras de reconstrução das estradas, por favor, desengane-se e prepare-se para ver Angola em (in)Movimento. Mais do que isso, prepare bem o coração e a paciência porque os buracos continuam a conviver com restos de alcatrão lá onde ainda existe... noutros lugares só mesmo poeira e buracos.
Imagino quando a chuva chegar!!! Nem quero pensar nas outras vias com menos publicidade e campanha!!! Talvez o anúncio da data do registo eleitoral pode acelerar os trabalhos que já começaram!!!!!
Até breve!!!!
Upindi Pacatolo

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostei e espero em breve voltar a esse país que me deixa saudades...
Demo

http://angolares.blogspot.com/

angolano atento disse...

Pois é amigo Pacatolo, a coisa não está fácil, mas há que ter a esperança. Um abraço.

Kafé Roceiro disse...

Tenho muita vontade de conhecer seu querido país, meu irmão! Já vi algumas programas na TV e Angola tem um povo muito parecido com o brasileiro: um povo de luta, alegria e amor!
Abraços do Kafé.

Orlando Castro disse...

Com ou sem estradas o importante, para já, é estarmos juntos... mesmo a milhares de quilómetros. Certo?

Kandando

Anónimo disse...

Gostei, vc ainda está no Lobito? Espero ver mais novidades por aqui.

http://pinceladasaoleo.blogspot.com/

Sandro Lobo disse...

Oi, Pacatolo!
E agora, em 2009, a tal estrada para o Lobito estará pronta?! Estou coçando de curiosidade!