quinta-feira, janeiro 18, 2007

O MINISTRO ENGANOU-SE

O Kota "Gigi", o tal de Virgílio de Fontes Pereira, é um dos poucos ministros que carbura bem no GURN, segundo as más línguas. Talvés por essa razão lhe tenham sido atribuidas muitas responsabilidades. É ele o coordenador da Comissão - Interministerial para o Processo Eleitoral (CIPE), dentre outros papeis que o vimos desempenhar nesses seis lindos meses em Angola.
A 30 de Agosto de 2006, no comunicado de Imprensa saído da 6ª reunião ordinário do Conselho de Ministros lia-se:"O Governo aprovou uma Resolução que estabelece o período de registo eleitoral normal,que terá o seu início no dia 15 de Novembro de 2006 e terminará no dia 15 de Junho de 2007. O período de registo eleitoral terá a duração de 6 meses,já que sofrerá um interregno no período que vai de 15 de Dezembro de 2006 à 15 de Janeiro de 2007".
Desde essa altura até ao dia 20 de Dezembro de 2006, ouvimos o Kota Gigi a falar da fase normal do registo eleitoral naqueles períodos. Nesse mesmo dia, o Kota Gigi admitiu a possibilidade de ser necessária uma segunda fase do registo eleitoral a ser definida pelo Conselho de Ministros, nos termos do artigo 26º da Lei do Registo Eleitoral. Essa 2ªa fase, é para aqueles que por diversas razões não conseguiram registar-se na primeira.
Chegados a 2007, o Kota Gigi e a Imprensa da capital ou esta e o Kota Gigi mudaram o disco. Em vez de falarem da segunda etapa ou do segundo período da primeira fase do Registo Eleitoral, começaram todos a falar do início da segunda fase do registo a 15 de Janeiro de 2007.
Ou sofremos todos de amnésia colectiva, o que é pior; ou então os jornalistas lêem pouco para não terem se apercebido do engano do Kota; ou então, o que é pior, como o Kota tem a fama de carburar bem deixou-se dormir na forma, na certeza de estar a lidar com amnésicos.
Bom! Que me lembre o Conselho de Ministro não voltou a anunciar nenhuma outra fase do Registo Eleitoral para falarmos já duma segunda. Estamos em vigência da primeira, que sofreu o interregno previsto de um mês. Portanto, a primeira fase ou fase normal do Registo Eleitoral tem duas etapas ou dois períodos, sendo de 15 de Novembro a 15 de Dezembro de 2006 e 15 de Janeiro a 15 de Junho de 2007. Depois o Conselho de Ministro poderá anunciar uma segunda fase ou fase extraordinária, a que se seguirá a fase da actualização permanente.
Nota: se fossemos habituados a ouvir o Kota Gigi a falar em período normal do registo ou primeiro período, então dividi-lo-iamos em duas fases ou etapas e estaria tudo bem. Mas não é o caso. Ouvimos sempre primeira fase com as datas referidas acima. Talvez estejamos equivocados, o que é normal!!! Ou não seríamos humanos e moradores dessas bandas!!!
Até breve!
Upindi Pacatolo

1 comentário:

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Ironia mordaz e sem freio na lingua gostei, nao e' minha primeira visita mas desta vez deixo sinal, vou criar link no meu blog. Namibiano Ferreira