quinta-feira, dezembro 30, 2004

Os Nomes Africanos

Os Nomes Africanos2003-08-06 Na sua habitual crónica quinzenal na secção intitulada «Epístolas do Ocidente», do Jornal Angolense, edição de 19 de Julho de 2003, Sousa Jamba, escritor, teceu considerações sobre “Os Nomes Africanos”.

Sousa Jamba começa a sua crónica dizendo que a sua filha que nasceu na América chama-se Simbovala Etosi Kanga Jamba, um nome invulgar nos grandes centros urbanos.
Para Jamba muitos angolanos que encontrou em Luanda e no Planalto Central nas três semanas que permaneceu em Angola estariam agora a rir-se e a dizer: «porque dar a uma criança um nome tão pesado e feio? Porque não deste a tua filha nomes como Vanessa, Hilary, ou CrystalRose? Os colegas vão zombar dela!»
“Felizmente a Vala, como lhe chamamos em casa, nunca irá queixar-se das suas colegas porque ela nasceu no Estados Unidos e lá, ao contrário do que notei em Angola, os nomes africanos sim, mesmo nomes em umbundu são valorizados. Em geral a ideia de um certo multiculturalismo, ou mosaico cultural, está completamente enraizado nos Estados Unidos. Observei que na escola ou até mesmo, na creche, onde temos deixado a nossa filha, há meninas negras oriundas de várias partes de África com nomes africanos como: Nande, Aisha, Shola, Nana; Nyota, Keisha, etc. Muitos negros americanos, por exemplo, prezam os nomes africanos. Nas livrarias e bibliotecas, há manuais especiais para famílias negras que pretendem atribuir um nome africano aos seus filhos”, escreveu.
Sousa Jamba fala do nascimento de sua filha Vala, e informa que “a médica que lhe prestou os primeiros cuidados, de origem polaca, tinha um espaço de crónica semanal no jornal principal de Jacksonville, o Times Union. Numa das suas crónicas, ela escreveu que achava o nome Simbovala tão encantador, depois de eu lhe ter explicado o seu significado. Simbovala vem de um provérbio umbundu: simbovala ovimpembe, kalunga okuvala omuenyo « (Não fiques obcecado com as lavras que já não rendem, porque Deus cuidará da tua vida» ou «nunca te esqueças do teu lado espiritual)». A médica americana lamentou o facto de muitos nomes anglo-saxónicos terem perdido o seu significado”.
“A irmã que segue a Simbovala chama-se Kanga que em kikongo, a língua do pai da mãe das filhas, significa algo que une, aproxima... Em Luanda, Huambo e Katchiungo muitos disseram-me que eu devia ter dado outros nomes pelos menos, em português às minhas filhas. Encontrei mesmo gente que quase sentem pena de mim (acham-me tão rústico por ter dado nomes angolanos às minhas filhas) e das meninas (que passarão o resto das suas vidas com tais nomes). Pelo menos os angolanos passaram a dar aos seus filhos nomes brasileiros e não, como é o caso noutros países, nomes de tractores como Catterpillar. Em países anglófonos Zâmbia, Quénia, o Botswana, etc. há tradições como as de atribuir-se às crianças um nome de infância frequentemente, um nome que tenha a ver com as suas origens (Chanda, Kamau, Itumeleng, por exemplo) é um nome de adulto geralmente Europeu. É aqui onde as coisas completamente tornam-se absurdas, porque os nomes que escolhem têm mais a ver com vedetas americanas e europeias. Na Zâmbia, é possível encontrar um Nixon Mukandawire ou Reagan Bwalya ou mesmo Bronson Shona. No Botswana, há o hábito de dar nomes com significados sonantes e traduzidos literalmente para o inglês. Por isso é que há gente com nomes de Goodman, oh Good Not Another Boy (Oh deus porque um outro rapaz), Gift, Perfect, etc. em certos grupos étnicos por exemplo, os Lamba ou os Tumbukas da Zâmbia há bebés com nomes absurdos como Cabbage (repolho), Spon (colher) e, em muitos casos, bebés com nomes de marcas de carro Landcruiser, Gearbox, etc”.
“O menosprezo a que os nomes africanos são votados está ligado a um aspecto que me impressionou bastante durante as minhas viagens pelo continente, o desprezo por tudo o que seja africano. A única excepção são os da África Ocidental, os nigerianos, mesmo os da classe mais alta (que são multimilionários) nunca menosprezaram os seus nomes de origem. Os nigerianos orgulham-se de nomes como Bola, Adebayo, Adewale, etc. e mesmo quando eles fazem filhos com outras nacionalidades, eles, insistem que o filho deve levar um nome yoruba, igbo, hausa, etc. Em matéria de nomes, os nigerianos não fazem compromissos. Para eles, um africano tem de ter um nome tradicional”, assegurou.
“No mundo, há muita gente que concorda com esta asserção. Quando os ingleses, brasileiros ou mesmo russos vêem um angolano «sobrecarregado» com nomes oriundos das suas terras eles riem-se de nós. O escritor português, Pedro Rosa Mendes, descreve no seu livro Baía dos Tigres, uma viagem que efectuou pela África Central, nos anos 90, um episódio que ficou marcado na minha memória. Um angolano deu nome de Aristóteles ao seu filho mas tinha dificuldades em pronunciar o mesmo. Consciente das potencialidades cómicas de tal incidente, o escritor faz várias referências ao pobre angolano que mal sabia pronunciar o nome do seu próprio filho. Se o filho fosse Sakwanda, Kokelo, Chisola, Epandi, isto é, se vivesse, como as minhas filhas, na América, talvez isso não acontecesse”, concluiu.

UEA-Digital, Semanário Angolense (cortesia), Seomara Santos

103 comentários:

Anónimo disse...

meu nome supostamente africano é Yaeza em sequência do nome da minha irmã mais velha q é Yeza. Minha mãe me deu esse nome por causa de uma história q minha tia contou sobre uma princesa (yeza) q virou deusa (yaeza)...(resumindo é isso)!
mas pesquisando na net o único yaeza q eu pude encontrar é um tal de yaeza-ki um bichinho de jogo japones.
tô começando a achar q eu tenho um nome japones!!!
não sei minha descêndencia na África...tds os negros da minha familia eram escravos (ou filhos de)!!o Nome era pra ser uma homenagem!
minhas primas tbm tem nomes africanos: Ariecha, Ayodelly, Ayana. se vc tiver como pesquisar o meu nome e ver se ele é mesmo africano eu ficaria feliz, caso isto seja impossível eu agradeço mesmo assim! me de uma resposta : amandayaeza@hotmail.com

Anónimo disse...

desculpe....esqueci de falar....eu moro no Brasil!

Anónimo disse...

ola adoro nomes africanos, to prestes ater um sobrinho ou sobrinha, nao sei ainda podes m indicar um site de nomes so africanos para escolher alguns,axo o teu nome lindo e original,mas gostaria de saber como se pronucia.bjos Marilia Mocambique

Anónimo disse...

meu e-mail e novungas@yahoo.com.br,responde asim k poders

Ler o Mundo História disse...

Adorei o seu blog!
Parabéns!
Passe na minha casa e faça uma visita.
Abraços
Frô

Anónimo disse...

ola!tenho dois nomes que nao sei o significado, faço pesquisas mas n encontro nada!gostaria imenso que me ajudasses a descobrir os significados dos seguintes nomes LOUHUI Vangu!fico a espera estrela137@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá amigo, meu nome é geuvar, tenho um filho que coloquei o nome de IORI e gostaria de confirmar se é africano mesmo, pois, já vir nomes parecidos, YURI, na Russia e Japão. Obrigado.

Sou negro e brasileiro

Anónimo disse...

Oi!!! Por favor, alguém sabe o significado do nome hanjoroce, ainda, poderia afirmar que trata-se de um nome angolono??
Grata!!!

Anónimo disse...

Por favor, enviem-me o significado do nome hanjoroce ou anjoroce é de extrema importãncia!!!
grata.
nara.leitte@hotmail.com

Anónimo disse...

olá meu eu gostaria de saber aonde eu acho nomes africanos pois quero q meus filhos tenha nomes aafricanos, c alguem souber me passar essa informação vou ficar agradecido.
o meu e-mail é opreto.vr@hotmail.com ou opreto.vr@itelefonica.com.br

Anónimo disse...

ola boa noite
eu adorei o seu blog. Eu sempre disse que quando tivesse um filo ou filha ia por um nome africano, e eis aqui prestes a ser mãe e o meu filho vai-se chamar Maysha que signifiva Vida. Adorei esse nome.
Eu sou de são tomé e principe
Muitos parabéns

Anónimo disse...

Desculpe eu chamo-me Solange malisa
e o meu mail é o solangemalisa@hotmail.com

Anónimo disse...

meu nomeé Lasana Lukata escolhido num livro com nomesdebebês africanos, angolanos. No livro Lasana significa poeta e Lukata é dinâmico,porém, recentemente na internet, um estudo de outro padre dá o significado de Lukata como CAIXÃO, e aí, amigão? Qual o significado de Lasana Lukata é poeta dinâmico mesmo ou é poeta caixão,ou Lasana também nãosignifica poeta. Meu e-mailé lasanalukata@bol.com.br

Anderson Camillo disse...

Olá gostaria muito de saber o significado do nome Yanã, sei que a origem é africana com tudo a pessoa que lhe deu o nome não esta mais entre nós para nos dizer o significado. Obrigado.

Anónimo disse...

por favor nos ajude estou de 6 meses eu e meu marido não achamos um site ou um livro com nomes africanos.Nou ter um lindo menino e quero muito colocar um belo nome africano. Meu email é omnira28@yahoo.com.br

Unknown disse...

Oiiii
No filme "O jardineiro fiel" conhecemos a Tessa,e ficamos encantados com o nome.Procuramos muito e não encontrmos nada, se alguem souber de alguma coisa ou onde podemos saber mais,pode nos mandar um e-mail: poliane_morais@hotmail.com
Obrigada beijos

Unknown disse...

sou Brasileira!!!!

Anónimo disse...

Sou Brasileiro e estou escrevendo um livro sobre os negros escravizados no Brasil e quero utilizar nomes africanos para os meus personagens. O nome do livro é ESQUECER NUNCA, PERDOAR JAMAIS.

Moacir Correias - Want Money disse...

"Nomes Africanos e seus significados"
Cordiais saudações, desde o Brasil.

Há alguns anos, notei que não havia na Internet, uma fonte de pesquisa sobre nomes africanos em Português. Considerando-se o fato de existirem milhares de páginas de significados de nomes, porém, nenhuma especificamente de africanos, tomei a liberdade de tentar fazer algo nesse sentido e daí, surgiu (ou melhor, vem surgindo, pois ainda não está completo) um humilde trabalho:

http://wantmoney.9f.com/Nomes_Africanos.html

Eu ficarei muito satisfeito com vossa apreciação, sugestão e divulgação (caso mereça).

Um abraço brasileiro,
Moacir Correias.

Unknown disse...

Oi, tenho uma filha e ela se chama Ayessa fiquei sabendo q a origem é Africana, gostaria de saber o significado.
flavia_sbarbosa@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá sou do Brasil e estou precisando de alguns nomes angolanos masculinos porque estou escrevendo uma história que tem um cara angolano...muita gente me disse pra colocar nomes em português mesmo mas eu queria ampliar as minhas escolhas de nomes...meu e-mail:analisazanc@hotmail.com

se souberem sobrenomes eu também agradeço...

obrigada!

Anónimo disse...

Minha filha de chama Lehana, gostaria de saber o significado pois na internet não consegui nada, somente que o nome é africano

Obrigada

ligi.tombesi@terra.com.br

Anónimo disse...

oi meu nome é Dandara gostaria de saber seu verdadeiro significado!!!
minha mãe disse que quando ela leu o nome achou muito bonito e diferente!
ela disse q o significado era esse: preferida dos Deuses ou escolhida do Deuses.
por favor se souber o verdadeiro significado me avisa por favor!!!

dandara_darien@hotmail.com

Anónimo disse...

eu gostava de apdoptar uma criança africana !pois gostava de poder proporcionar uma vida melhor a uma criança !
alguem me sabe dizer como é que eu posso fazer??

serafimtavares24@hotmail.com - msn
cobrazarolha25@gmail.com - mail

Thaiane Cunha disse...

Olá! Gostaria de saber onde encontro nomes africanos e siognificados pois gostaria de escolher um para minha filhinha. Obrigada.
Por favor me envie por e-mail para tccunhabio@hotmail.com
Obrigada!!

Anónimo disse...

GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO DO NOME CHINEDU, É NOME DE UM NIGERIANO.dayaneladidi@bol.com.br

Anónimo disse...

olá meu nome é uandha, acredito que seja um nome com origem africana, gostaria de saber o significado e como escrevê-lo em dialeto africano, por favor mande-me um e-mail:uandha02@yahoo.com.br, muito obrigada!

SOPHIE disse...

OI!
MEU NOME É CIDA!
VOU TE UM BEBÊ NÃO SEI SE É MENINA AINDA!
MAS GOSTARIA DE SABER NOMES DE MENINA AFRICANOS!
ESPERO QUE POSSA ME AJUDAER!

renata disse...

BOM É VC TITIA E ESTOU iNCUBIDA DE NOMEAR MINHA SOBRINHA OU SOBRINHO EU GOSTARIA DE RECEBER EM MEU ENDEREÇO ELETRÔNICO NOMES DE ORIGM AFRICANO TANTO FEMININO QUANTO MASCULINO.

Obrigada o endereço é:renatadpinheiro@yahoo.com.br

Anónimo disse...

oi,
kero saber o significado de Yokane ou Yokani ou Yokany.

Anónimo disse...

eu me chamo Idrissa e gostaria de saber o verdadeiro sgnificado deste nome.
Tentei pela internet mas só descobri que ele é africano e usado geralmente por homens.
Meu pai mo deu por causa de uma música do cantor Jorge Benjor.Eu sou brasileira.
Por favor se soubé-lo mande para este e-mail:
idrissa_novo@yahoo.com.br

Anónimo disse...

acho nomes africanos muito lindos inclusive o seu é muito interresante, original, bem apresentavel gostei meu nome é thais mais não sei qual é a origem apenas sei o significado " aquela que deve ser comtemplada " eu descobrir este site pesquisando a origem de meu nome daí eu achei uma coisa interresante e resolvir acessar gostei achaei muito interresante agora eu irei procurar a origem de meu nome e gostaria que fosse africano pois eu visitei um site e tinha apenas o significado gostei muito viu tchuzinho!!!!!!!

Anónimo disse...

Olá Pessoal!!! Eu vou ter uma menininha (mocinha)!!! Gostaria que vcs me ajudassem a encontrar um nome africano ou me indicasse um site. Grato, Paulo.

Anónimo disse...

Adorei o artigo. Sou brasileira e aqui neste imenso país é muito comum o estranhamento aos nomes africanos, supostamente considerados diferentes. Sou professora e tento o tempo todo trabalhar com os alunos que não existe o diferente, mas sim diferenças, são mútuas. Mas elas existem dentro de uma imensa igualdade.
Gostaria de saber onde posso pesquisas nomes africanos. O problema é que toda vez que pesquiso, acabo descobrindo que o nome é árabe ou de alguma outra origem. A sonoridade de nomes africanos é muito boa. Não entendo porque são ditos pesados. São apenas lindos!!!

Anónimo disse...

Gostaria que me enviasse nomes masculinos e femininos africanos e seus significados.
Grata,

Géssica
gessica.braz@gmail.com

Anónimo disse...

oI...meu nome é Dinair, e eu queria que vc´s me mandassem nomes africanos mas. e fem...grata!
fezinhalok_15@hotmail.com

Unknown disse...

olá
gostaria de saber nomes e significados de origem africana. gostaria muito de colocar em minha filha

se alguem puder me enviar por email ficarei muito grata

kamilafreitas@yahoo.com.br

Anónimo disse...

olá acredito que zayan seja um nome de origem africana , se alguem souber o significado e puder me mandar por email! obrigada
valeriattv@gmail.com

Unknown disse...

Olá Pessoal o nome do meu Filhote é Zaymã...e es tou esperando uma menina...gostaria muito de opinioes ...principalemte vindo de nomes africanos, indianos e ciganos!!! Obrigada
e-mail : sharenrs@hotmail.com

Unknown disse...

Ola galera gostaria de fazer o significado do nome Mazai..Gostei muito desse nome e queria saber o significado para poder colocar em meu filho..

Lidi disse...

Olá, sou casada e ainda não temos filhos, mas meu marido e eu já escolhemos o nome da menina DANDARA, vi que cê sabe o verdadeiro significado, lhe agradeceria muito se nos informasse o que nossa linda bebê terá de simbolismo quando ouvir chamarem seu nome. Um grande abraço, Lidiane, sou brasileira e já lhe parabenizo pelo site.

Anónimo disse...

Ver páginas com nomes de origem africana, é reconstruir a identidade de todos os negros descendentes de origem africna, tenho duas filhas Odara e Moara e uma sobrinha Fayola, nomes de ogrigem africana.
Um grande abraço.
Vamos assumir nossa negritude sem medo de ser feliz.
Lícia

Anónimo disse...

Meu filho e uma criança muito feliz seus avos são africano e colocaram o nome dele de Malik pronuncia Málik, significa o soberano o rei. Minha filha é Simdovala significa Deus cuida de sua vida.
Sou branca com dois filhos negros lindos tenho o maior orgulhos de ser sua mãe e ter um pai Africano ao meu lado.

Anónimo disse...

sou o jose eduardo souza machado, tenho 24 anos. bom, ja notas que o processo de embranquecimento em minha identidade, atraves só da identificão do nome deu certo né, pois tenho todo o nome "uropeizado".
no entanto sou um africano em mente, em alma e espirito. apesar de estar distante, fisicamente, da terra do meu povo de origem.
a minha vinda a esse site é o seguinte, futuramente serei pai e gostaria muito que meu filho ou filha, ´pois ainda ñ sei o sexo, tivesse um nome africano, ou seja um nome de sua verdadeira origem. acredito que aqui eu posso encontrar uma ajuda, muito Axé à tod@s...
du_xresistencia@hotmmail.com

Anónimo disse...

Gostaria muito de saber o significado do meu nome me chamo gaene
vOU aguardar a resposta
gaeneam@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá,sou Analia negra assumida,pesquisadora da religiosidade cultura afro. Moro em Salvador/Ba/Bra e estou grávida em processo de escolha do nome da minha filha e gostaria de ter a- cesso a sites ou listas com nomes de origem africana.Obrigada
Contato nalsantana33@hotmail.com
nalsantana33@gmail.com

Christiany Campos disse...

Olá...
Amei seu blog.
Um dia ainda terei um filho e darei o nome africano.
Se puder me informar onde acho lista de nomes africanos,iria agradecer.Um abraço.

siriema disse...

QUERO SABER NOMES COM SIGNIFICADOS AFRICANOS.PRETENDO TER DOIS FILHOS E QUERO NOMES DA MINHA ORIGEM.OBRIGADA.

Anónimo disse...

Olá! Como muitos outros eu também gostei muito de seu blog. Creio que não seja necessário dizer que é muito importante encontrar lugares como esse, onde a cultura negra é valorizada e onde se pode falar sobre ela abertamente, sem "barreiras". Quero, antes de tudo, lhe parabenizar pela iniciativa. Parabéns a todos os outros negros que manifestaram sua aprovação a nossa identidade (revelada através de nomes africanos, nesse caso) e o sincero desejo de que insistam em lutar por uma sociedade que aceite a forma negra de ser. Também gostaria de indicar o site que o Moacir deixou em post, ele é um dos mais completos que já vi.Quero fazer o mesmo pedido de todos os outros: se puder envie mais "dicas" sobre nomes africanos, até mesmo sobre outros assuntos, não serei mãe mas sou uma grande apreciadora dessa raça (sim, diante de tudo eu posso dizer isso!) tão linda. Meu e-mail: preta_cefet@hotmail.com. Paz a todos.

malu nunes disse...

Olá, brasileira,branca e respeito muito o povo africano e a raça negra .Cmprei uma boneca negra de presente de natal p/ mh filha Sarah e olhando este blog para achar um nome africano,escolhemos LEHANA, mas queria saber o siginificado.
Acho que vou ter um genro negro pois mh filha mais velha tem uma especial simpatia por moços da raça negra.
Agradeço desde já :
Malu
(malutcnunes@gmail.com)

francisca disse...

Interessante. Eu sou portuguesa e adoro saber mais sobre outras culturas!

Anónimo disse...

Boa tarde!
Sou brasileira e estou grávida e gostaria de colocar o nome do meu filho(a) em africano, vc pode me ajudar com alguns significados.
Grata Thaty.

Anónimo disse...

oi,
queria saber o significado de kayala q ñ acho em lugar algum. Esse é meu nome e dizem q é africano.

taise kayala

Anónimo disse...

Encontrei alguns nomes africanos e os seus significados,mas não encontrei a pronúncia,vc poderia me ajudar?
Meu e-mail é pingo_drop@hotmail.com

Anónimo disse...

Ola!
Eu botei o nome da minha filha de Luanda, capital de Angola.
acho esse nome lindo só não me lembro do significado, e nao acho mas e em site nenhum. Queria saber pra falar pra minha filha guando ela crescer.

Anónimo disse...

quero saber onde posso encontrar nomes africanos, estou gravida e quero colocar nome africano em meu filhos.......quero obter nome e significado

Aguardo /

Juliana / Brasil SP
julibapi-123@hotmail.com

DIEGO disse...

olá,
vou ser pai de um menino e ainda não escolhi o nome, poderiam me enviar nomes de origem africana.
dcesar2@gmail.com;
karlameb@bol.com;

Renata&nany disse...

Meu nome é Renata, e sou de SJCampos, tenho uma filha de 6 anos, que se chama Nanyamka, nome de origem africana que significa "PRESENTE DE DEUS", e agora estou com 4 meses de gestação, ainda não sei o sexo, mas gostaria de colocar nome de origem africana também, nome que significassem, "AMOR, PROSPERIDADE, CRIANÇA QUE CHEGOU PARA TRAZER ALEGRIA, PAZ, BEM VINDA", pois devido a situação que me encontro hoje, e principalmente a forma que esta criança chegou em minha vida, qque apesar de tudo, tudo mesmo, ele(a) esta sendo bem vindo, e já através do nome, já quero homenageá-lo, sendo "MAIS UM PRESENTE DE DEUS EM MINHA VIDA", gostaria que todos me enviassem suas listinhas de nomes, pois será de grande valia... até mais e tudo de bom a todos... o meu e-mail, é ataner_ynan@yahoo.com.br OBRIGADU!

Unknown disse...

Gostaria de saber onde consigo lista de nomes africanos?

Anónimo disse...

OLÁ MEU NOME É JULIANA E GOSTARIA DE SABER NOMES DE MENINOS E ESPECIALMENTE DE MENINAS AFRO,AFRICANOS POIS MEU MARIDO É NEGRO RASTAFARI QUERO FAZER UMA HOMENAGEM AOS AFRODESCENDENTES E A ELE ,GOSTARIA TAMBEM DE SABER O SIGNIFICADO DO NOME MABATA ,AGRADEÇO DESDE JÁ ...EMAIL juju_brenno@hotmail.com

Anónimo disse...

ola, meu nome é Rica e sou Moçambicana. Meu marido quer dar o nome de "Lukamba Mossulo Wanga" ao meu filho. Disse que se tratava de um nome Angolano e significa "Ilha dos meus Tesouros".
Agradeço que me confirme por favor, ou enviar-me o verdadeiro significado para o endereço ricanhampanze@yahoo.com.br Muito Obrigada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
stela antunes disse...

Ondaka....adorei passear pelo seu blog, me interessa muito a africa e suas historias e culturas. Sou apaixonada pela Africa mãe....sou brasileira, artista plastica e te convido p visitar meu site. E se vc puder, me envie alguns nomes com seus significados, ok?
eu ja ouvi falar que Namiamka é presente de Deus, então se for assim, obrigada por me escutar Namiamka.

Anónimo disse...

EU SO Angolano tenho nome poro angolanidade chamo-me chilonga feka

chilonga-segnifica ter uma vida longa feka-e ter sorte na vida porque e o significa terra nossa
por outra se gente que quer que eu enviou nomes africanos de angola entao tem o meu e email escrve para mi que forneço alguns nomes q vc tem interresse e feka9@hotmail.com.feka9@hotmail.com

Anónimo disse...

Oi, adorei seu blog, queria que me ajudasse a encontrar um nome africano para o meu filho que acabou de nascer de perferencia com um significado forte. Pode enviar as sugestões para rtimbe@yahoo.com

Um abraço

Anónimo disse...

por favor pode conseguir alguns nomes africanos de menina, minha neta vai nascer em fevereiro.minha outra neta se chama Aiça que significa vida em yoruba.Esta dificel conseguir nomes africanos com o significado.Sou brasileira e adoro minha ascedencia afrobrasileira.
meu e-mail rosc2000@yahoo.com.br
obrigada

Anónimo disse...

quero um nome africano ou tradicional para minha irmã

daiane disse...

Olá...
Amei seu blog.
Um dia ainda terei um filho e darei o nome africano.
Se puder me informar onde acho lista de nomes africanos,iria agradecer.Um abraço.

daiane disse...

Olá...
Amei seu blog.
Um dia ainda terei um filho e darei o nome africano.
Se puder me informar onde acho lista de nomes africanos,iria agradecer.Um abraço.

Unknown disse...

Olá, Achei maravilhoso esse forum!!! Minha filha se chama Molayó ( a que traz toda a felicidade), será que podem e ajudar quanto a identificar a origem? sei que é iorubá mas não conheço a região ao certo.
Obrigada. anatimonte@gmail.com

Anónimo disse...

Parabéns pelo teu site é interessante e de grande ajuda para nós.
sou de Moçambique e to no inicio da minha gravidez e gostaria muito que a minha filha ou filho tivesse um lindo nome de origem africana e por favor peço a sua ajuda, me indique um site e envie uma lista e nomes e seus significados por favor, agradeço

iyana@live.com.pt

qasantos disse...

Vou ter duas priminhas e gostaria que me enviassem nomes e significados de nomes africanos, por favor. No aguardo, obrigada

Unknown disse...

Parabens amo os nomes africanos e sempre pensei em colocar o nome dos meus filhos nomes africanos..agora chegou a hora de saber...voce poderia me informar nomes masculinos e femininos africanos. Obrigada quequelqueiroz@gmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Olá!
Sou do planalto central-Angola,e tenho como nome nacional(angolano) WANDY,minha irmã WONDILLA,(lindos não!?)se alguém souber o significado dos mesmos,ficarei muito grata pois já procurei e sem sucesso. ifvalente22@gmail.com
ivalente_22@hotmail.com

yasmim disse...

qual o significado do nome yasmim bulhosa santos

Anónimo disse...

Oi.Somos brasileiros e nossa segunda filhinha acabou de nascer.O seu nome foi concebido antes da gravidez, mas não conseguimos encontrar o seu significado, apenas que é afrobrasileiro.Por favor nos ajudem a saber o sigificado de DANDARA.Agradecemos desde já. Aí vai o nosso contato.cngmarinho@yahoo.com.br

Carlos Malita disse...

Muito interessante este blog! Sou africano, acho os nomes africanos, como os europeus, asiaticos, gregos, etc a expressao da identidade do cidadao daquele local. Uns hoje em dia querem ser mais cidadaos do mundo do que simplesmente africano, grego, europeu, asiatico especificamente, querem ser cidadaos do mund.

Cada um que escolha o nome que melhor o identifica de todas as maneiras.

Forca o criador do blog
Carlos, Mozambique

Unknown disse...

adorei este site .....mtos parabens
sou africana e adoro os nomes africanos
keria saber o significado do nome tchissola pois acho um nome mto lindo e diferente

agradecia que me enviasse a resposta para: luanasantos.dossantos@gmail.com


obgada

rogéria disse...

por favor preciso de nomes ou sites de nomes masculino em africano,pois meu vfilho tah c 03, meses de nascido eu queria por o nome de Jonas Kenan,ja chamava ele de kenan desde no ventre e na hr de registrar n pude porque Kenan era sobrenome de um cientista famoso....por favor me ajudem e me informem sobre essas regras...pois quero que o segundo nome depois de Jonas seja ajricano.
um abraço
negrafran_7@hotmail.com

katia disse...

ola,eu e minha irma estamos gravida mas optamos em dar ao nossos bebes nomes africanos,mas os que encontro acho muito pesados.gostaria de pidir a vossa ajuda quem tiver um nome por favor mande para.

kcassimo86@gmail.com

Geisa disse...

Meu nome é Geisa de Salvador-BA.
Parabenizo-te pelo site e gostaria de pedir que envie para mim sugestões de nomes africanos femininos e seus significados para por em minha filha..... gostaria também de saber o significado do meu. Agradeço desde já e mais uma vez meu parabéns isso que vc faz é muito importante e significante para nós afrodescendentes. Meu e-mail: geu_rod@hotmail.com

Paula Kamavo disse...

CHAMO-ME PAULA
SOU ANGOLANA E ESTOU GRÁVIDA DE UM RAPAZ AGRADECIA IMENSO QUE DESSEM SUGESTÕES DE NOMES AFRICANOS, MAS COM O SEU RESPECTIVO SIGNIFICADO

AGRDEÇO DESDE JÁ QUE ME ENVIEM PARA padanikamavo@gmail.com

Paula Kamavo disse...

CHAMO-ME PAULA

SOU ANGOLANA E ESTOU GRÁVIDA DE UM RAPAZOTE, AGRADECIA QUE ME DESSES SUGESTÕES DE NOMES COM O RESPECTIVO SIGNIFICADO

AGRDEÇO DESDE JÁ QUE ME ENVIEM PARA O SEGUINTE ENDEREÇO: padanikamavo@gmail.com

BJS A PARTIR DE ANGOLA DE

PAULA KAMAVO

Anónimo disse...

Me ligue +244 943716171 Angola

Anónimo disse...

Parece yoruba.

Anónimo disse...

Amigo, eu sou africana e uma coisa posso te dizer: na Angola tem varias linguas. Com certeza o teu nome tem um significado em um dialecto e um diferente em outro.
Wa-toma (bonita em lari, Congo) ;-)

Anónimo disse...

Oi ! Eu sou de origem congoles e morei na costa de marfim cuando era menina. Talvez eu posso te ajudar. Me diz se eu teu filho e primeiro, se ja vc tem gemeios... uma coisa especial com esse bebe. Eu sou Wa-toma.

Unknown disse...

Oy, eu me chamo Duel...seu blog é realmnte super interexante... sou recem-pai dum menino e vinha desde antes a procura dum nome africano k fosse dfrrente e k tivesse um significado forte... "Maysha" smpre foi minha opcao principalment pkausa do significado (Vida) maqs tambem porcausa da beleza k o nome tem, mas me pareceu meio femenino e acabei optando por "Kiwany" e gostava de sabver kual é o sgnificado e kual é a sua origem.
Meu mail é duamacia@hotmail.com e agradecia k me mandasse axim k tivesse um parecer...

Unknown disse...

Oy, eu me chamo Duel...seu blog é realmnte super interexante... sou recem-pai dum menino e vinha desde antes a procura dum nome africano k fosse dfrrente e k tivesse um significado forte... "Maysha" smpre foi minha opcao principalment pkausa do significado (Vida) maqs tambem porcausa da beleza k o nome tem, mas me pareceu meio femenino e acabei optando por "Kiwany" e gostava de sabver kual é o sgnificado e kual é a sua origem.
Meu mail é duamacia@hotmail.com e agradecia k me mandasse axim k tivesse um parecer...

Anónimo disse...

Ola Ondaka,tudo bem.
Chamo-me Isabel,gostei muito desta material,sinto-me muito feliz por ter alguem que fale dos nomes tradicionais áfricanos.Sou Angolana,serei mãe,a minha lingua tradicional é o kimbundo e o do meu esposo é kiote(Cabinda),por esta razão queremos atribuir nome de origens nossas.
Meu email:islaneisa@hotmail.com

Anónimo disse...

ola,gostaria de saber os significados dos nomes: vissolela, chissengo, tchissola e samuconga. por favor estão na lista para os nomes dos meus pequenos.

Anónimo disse...

ola,gostaria de saber os significados dos nomes: vissolela, chissengo, tchissola e samuconga. por favor estão na lista para os nomes dos meus pequenos.
por favor enviar a resposta para o email: tchissola@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá,eu sou a Melina Lourenço,sou angolana e estou a espera de um rapazinho,e gostaria imenso que me sugerissem um nome africano. Este é meu email: melinachocolate17@hotmail.com

Unknown disse...

Olá chamo me Joana, vou agora ter meu segundo filho ainda não sei se será rapaz ou rapariga, pretendo atribuir um nome Africano e não encontro por favor me indique um site para buscar. Meu e Mail liberdade1105@gmail.com

Anónimo disse...

Amei seu artigo, sou a Nginga, angolana e estou gravida de um rapaz e gostaria que tivesse um nome africano entrei na net justamente para encontrar sugestões sobre nomes africanos e seus significados ja que eu não sei o sig. do meu. Valeu pela dica. Sugiro que poste algumas opções ja q muitos como eu precisam de ajuda.

Patrícia disse...

Oi! Chamo-me Patrícia, quero saber o significado dos nomes Wamy e Wandy, por favor ajuda-me. O meu email é tyxalopes3@hotmail.com

Unknown disse...

Mwenge-inteligente.
Makene-alegria,
Masoka-o bem

Unknown disse...

Origem dos nomes Masoka.Makene.Mwenge é da Repu. Democratica de Congo

Unknown disse...

Origem dos nomes Masoka.Makene.Mwenge é da Repu. Democratica de Congo

Unknown disse...

Mwenge-inteligente.
Makene-alegria,
Masoka-o bem

Maria Santos disse...

Adorei contatar com a vossa cultura e cheguei até aqui, por andar à procura da origem e significado do nome de uma amiga angolana que desconhece o significado de seu nome TOTÁLIA, já pesquisei por todo o lado e não consigo encontrá-lo, SERÁ QUE ME PODE, AJUDAR A DAR SOLUÇÃO A ESTE CASO, pois gostaria de lhe oferecer no dia do seu aniversário a origem e o significado do seu nome TOTÁLIA, deve de ser único no mundo, envio-vos os meus cumprimentos e agradecimentos pela vossa atenção.

Unknown disse...

GOSTEI VER ESTE LINDO CONSELHO, POREM GOSTARIA OS VOSSOS PRESTIMOS NA INTERPERTAÇAO DO NOME WAMBEMBE