domingo, fevereiro 28, 2010

VOLTEI!!!

Estou de volta! Depois de algum tempo de ausência e reflexão, decidi voltar a escrever e partilhar aquilo que os olhos nos deixam ver, os ouvidos ouvir e o coração pensar e guardar!Curioso! A filosofia Umbundu nos ensina que pensamos e guarmos as coisas no coração:
"Ndalikunda l'utima wange wosi!" (consultei o meu coração! = estive a reflectir!)
"Tchapwa k'iso, k'utima ako tchili!" (o perdão tem de vir do coração!)
"Tchamita k'utima!" (passou-me do coração! = estas perdoado ou esquecime-me do assunto!)
Aprendi em miúdo com a minha avó que "wohã amo ali" ou "walinhongamela wakulihã etchi tchuvala", isto é, o silêncio não é ausência, ou então, quem está debruços sabe o que sente!
Por isso, mesmo fora da blogsfera continuei ligado a voces e a "falar em silêncio". Doravante, além de nos comunicarmos em silêncio, fa-lo-emos também por essa via.
Obrigado a todos que me deram forças para continuar!
Katwalisile! Estamos juntos!
Upindi Pacatolo

1 comentário:

Anónimo disse...

OLA SOU BRASILEIRA MORO NO BRASIL ESTOU GRAVIDA DE UMA MENINA E GOSTARIA DE COLOCAR O NOME MUITO BONITO DE ORIGEM AFRICANA.ALQUEM PODE ME AJUDAR COM NOMES OU SAET.POR FAVOR