quarta-feira, novembro 19, 2008

COSTANGUEIRO III

A cidade do Lobito, como outras do país, transformou-se num pumar de obras. Quem a visita aprecebe-se com facilidade que estamos em fase de resconstrução nacional. Os pontos críticos da cidade em época chuvosa estão a beneficiar de obras de fundo. Não fosse o atraso e a incerteza das próprias obras, já que o pacato cidadão da revolução não dispõem de uma planta, tudo seria uma maravilha. Nesse particular, fica bem lembrar que São Pedro tem sido generoso por não ter aberto ainda as torneiras.
Se a maioria dos municípes fica ansiosa e contente com a qualidade das obras, malgrado o atraso, as incertezas e os transtornos do trânsito, os Costangueiros andam bastante tristes e a fazer contas a vida. Sem chuva; extintas as pontenciais possas de água ou lagoas em plena cidade, o seu ganha pão fica ameaçado. A probabilidade de transportarem os "passageiros" às costas, ajudando-os a atravessarem a pé as lagoas, em plena cidade, são cada vez mais remotas. Tudo isso, porque culpa das obras de reconstrução nacional que vão recuperando as estradas, esgotos e valas de drenagem.
A réstia de esperança que possuem é de rezar para que São Pedro abra as torneiras e atrapalhe o rítmo das obras, criando algumas lagoas, oportunidades para ganhar dinheiro. Caso contrário, é o fim do sub-emprego sazonal.
Até lá, mais uma profissão que fica arrumada nos arquivos para os historiadores.
Upindi Pacatolo