sexta-feira, janeiro 19, 2007

O MEU PROTESTO!!!

"Ó taxistas, que brincadeira é esta?"( pag. 35, Jornal Agora, Edição nº 510, 13 de Janeiro de 2007); " A nossa nova guerra" (pag.22, Semanário Angolense, Edição nº 197, 13 a 20 de Janeiro de 2007).
Aparentemente esses títulos nada têm em comum. Foram publicados naqueles dois semanários editados naquela que é para uns a cidade da confusão, para outros cidade da Kianda e par grande maioria cidade de Luanda. Fazem alusão a sinistralidade que vai tendo lugar nas estradas de Angola. É crença comum que a maioria desses acidentes é causada pela péssima condução dos taxistas de hiace.
Talvez por essa razão, aqueles títulos fazem-se acompanhar de imagens chocantes, resultantes de uma acidente ocorrido entre um hiace e um autocarro. Perderam a vida quatro ocupantes do hiace, incluindo o motorista, enquanto outros passageiros ficaram gravemente feridos. Do autocarro não houve nem feridos nem mortos. Então os jornais insurgem-se contra a péssima condução dos taxistas em defesa da vida. Até aqui tudo bem!!!
Mas apresentar os mortos desfigurados como sinal de chamar atenção aos taxistas ou de protestar contra a morte a favor da vida, parece-me uma opção perversa. Embora a vida seja o supremo valor e a sua defesa inapelável, o morto possui também dignidade. Ou então não estamos em Angola?
Mesmo porque o tempo da lógica da guerra, onde exibir o corpo desfeito do inimigo é sinal de vitória e grandeza já lá se foi!!! Ou então a guerra era apenas uma desculpa.
Parece-me que podia-se falar do acontecimento e chamar a atenção sobre a irresponsabilidade dos taxistas e de outros condutores sem usar aquelas imagens desfeitas e chocantes. Havendo mesmo necessidade, então que fossem cobertos os corpos e mostrado o carro desfeito. Aliás o que vemos e lemos nos canais televisivos e jornais de outros países, onde o horror da morte ou a o morto não tem rosto. Fala-se ou apresenta-se a sinistralidade, mas sem expôr o morto ou os mortos!!!
Alguém tem visto as imagens dos mortos nas estradas dos países da UE ou das americas (USA ou Canada)? Alguém já viu as imagens ou rostos ou corpos de mortos de alguma catástrofe humana ou natural dos países da UE ou da américa(USA ou Canadá)? Sabem porque???
Será que os nossos mortos perdem dignidade??? Não têm direito a protecção da sua imagem???
Seguramente, alguns perguntarão: mas de que galáxia vem esse escriba?!!! Se os vivos são tratados sem dignidade, quanto mais os mortos?!!! Acorda!!!
Têm razão em questionar!!!
Mas é preciso começar a dignificar o que tem de ser dignificado! É preciso dizer alto e em bom som: estamos juntos, mas não estamos misturados!!! É preciso dar um basta a essa cultura da indignidade. Cada um de nós precisa fazer a sua parte e manisfestar o seu desagrado. Aqui fica o meu!
Até breve!!!
Upindi Pacatolo

quinta-feira, janeiro 18, 2007

O MINISTRO ENGANOU-SE

O Kota "Gigi", o tal de Virgílio de Fontes Pereira, é um dos poucos ministros que carbura bem no GURN, segundo as más línguas. Talvés por essa razão lhe tenham sido atribuidas muitas responsabilidades. É ele o coordenador da Comissão - Interministerial para o Processo Eleitoral (CIPE), dentre outros papeis que o vimos desempenhar nesses seis lindos meses em Angola.
A 30 de Agosto de 2006, no comunicado de Imprensa saído da 6ª reunião ordinário do Conselho de Ministros lia-se:"O Governo aprovou uma Resolução que estabelece o período de registo eleitoral normal,que terá o seu início no dia 15 de Novembro de 2006 e terminará no dia 15 de Junho de 2007. O período de registo eleitoral terá a duração de 6 meses,já que sofrerá um interregno no período que vai de 15 de Dezembro de 2006 à 15 de Janeiro de 2007".
Desde essa altura até ao dia 20 de Dezembro de 2006, ouvimos o Kota Gigi a falar da fase normal do registo eleitoral naqueles períodos. Nesse mesmo dia, o Kota Gigi admitiu a possibilidade de ser necessária uma segunda fase do registo eleitoral a ser definida pelo Conselho de Ministros, nos termos do artigo 26º da Lei do Registo Eleitoral. Essa 2ªa fase, é para aqueles que por diversas razões não conseguiram registar-se na primeira.
Chegados a 2007, o Kota Gigi e a Imprensa da capital ou esta e o Kota Gigi mudaram o disco. Em vez de falarem da segunda etapa ou do segundo período da primeira fase do Registo Eleitoral, começaram todos a falar do início da segunda fase do registo a 15 de Janeiro de 2007.
Ou sofremos todos de amnésia colectiva, o que é pior; ou então os jornalistas lêem pouco para não terem se apercebido do engano do Kota; ou então, o que é pior, como o Kota tem a fama de carburar bem deixou-se dormir na forma, na certeza de estar a lidar com amnésicos.
Bom! Que me lembre o Conselho de Ministro não voltou a anunciar nenhuma outra fase do Registo Eleitoral para falarmos já duma segunda. Estamos em vigência da primeira, que sofreu o interregno previsto de um mês. Portanto, a primeira fase ou fase normal do Registo Eleitoral tem duas etapas ou dois períodos, sendo de 15 de Novembro a 15 de Dezembro de 2006 e 15 de Janeiro a 15 de Junho de 2007. Depois o Conselho de Ministro poderá anunciar uma segunda fase ou fase extraordinária, a que se seguirá a fase da actualização permanente.
Nota: se fossemos habituados a ouvir o Kota Gigi a falar em período normal do registo ou primeiro período, então dividi-lo-iamos em duas fases ou etapas e estaria tudo bem. Mas não é o caso. Ouvimos sempre primeira fase com as datas referidas acima. Talvez estejamos equivocados, o que é normal!!! Ou não seríamos humanos e moradores dessas bandas!!!
Até breve!
Upindi Pacatolo

TENTAR É MELHOR

Em dezembro passado fizemos dois anos! Quando pensavamos desistir, eis que aparecem pessoas como a Cristina Galhardo que nos dizem "nem pensar". Peço imensas desculpas a todos amigos e amigas que nos visitam e deixam palavras de incentivo e encorajamento, mas cujos nomes não menciono.

A Cristina Galhardo deu-nos a oportunidade de sermos lidos em italiano. Traduziu as duas crónicas "Costangueiro I e II" em italiano e publico-as na revista www.buran.it/materiale.html .

Por "todos voces", razão da nossa alegria, decidimos continuar a escrever por mais algum tempo. Não prometemos ser regulares, porque o acesso a internet cá na terra ainda é um luxo.

Estamos todos de parabéns e bom ano a todos!!!

Upindi Pacatolo