sexta-feira, setembro 30, 2005

RASGOS DA VIAGEM!

Aos 30 dias do mês de Junho, deixamos o aeroporto da Portela-Lisboa rumo à South Africa, passando por Luanda. Depois de 3 anos na Tuga, habituados a alguma eficiência e funcionalidade do sistema, não estávamos preparados para aceitar a burocracia e/ou quase inexistência de eficiência dos nossos serviços. Tivemos a opção de viajar pela nossa TAAG, motivados pela máxima " é nacional, é bom, tem qualidade e eu gosto!".
Para começar, quando se entra no avião da TAAG, os lugares para bagagem de mão já estão lotados. Então a solução passa por viajar com a bagagem de mão junto dos pés ou, com um pouco de sorte no banco ao lado, porque o passageiro desistiu da viagem ou por outra razão... Mas deixemos a TAAG para próximos "RASGOS".
É deveras inexplicável e algo frustrante quando se deixa o avião, entra-se no autocarro em direcção à sala de controlo dos Serviços da Emigração e Fronteiras. Quem por lá já passou tem alguma ideia. Quando o agente não vai com a sua cara pode demorar cinco ou mais minutos com o seu passaporte ( o que é incompreensível... mas pronto...). A dificuldade maior prende-se com o azar de ter que esperar hora e meia para recolher a bagagem e, se nos damos ao trabalho de levantar a cabeça para o tecto admirano-nos a ausência de estuque sinal de obras em curso ou inacabadas, porque os tubos e fios de canalização estão à vista.
Depois de desesperar pela bagagem começa a procissão de saída: bilhete para identificar a bagagem 1º posto; alfândega para saber o que trazemos 2º posto ( que nos pode levar 10 minutos ou mais...). Finalmente, aguarda-nos o baile do transporte e do trânsito...(voltaremos)

Upindi Pacatolo