sexta-feira, dezembro 30, 2005

HÁ UM ANO

Quando tudo parece indicar que não há força para continuar com o nosso blog, é com alguma satisfação que assinalamos o nosso primeiro ano de vida. Diz o povo que começar é ter meio caminho andado. Pior mesmo é não começar. No meio das dificuldades, o importante é não perder a vontade de fazer caminho caminhando.
A sabedoria Umbundu é eloquente quando diz «otchinimbu wateta k'onhohã otcho tch'ove»( qui potui capere caepi, diriam os latinos)*. Na verdade, fiz a minha parte que é criar um espaço de exercício de cidadania. A sua manutenção depende de todos: aqueles que escrevem, os que lêem e nos criticam, sugerindo mudanças.
Esperamos continuar nesse caminho de servir e facilitar o exercício de cidadania. Vai um obrigado especial ao Padre Martinho Kavaya, no Brasil, que nos escreveu na primeira hora; ao Gociante Patissa, no Lobito, que nos tem brindado com as suas brilhantes crónicas; ao Pedro Romão, no Porto, que nos autorizou a republicar os seus artigos do angonotícias no começo, mas parece ter-se "desabituado" de escrever; ao Samy de Jesus, em Benguela, que nos brindou com a sua crónica eclesial; aqueles que prometeram enviar-nos os seus textos, mas ainda não o fizeram... Aqueles que nos visitam e divulgam, são motivo de nossa satisfação e orgulho.
Parabéns a todos nós. Até 2006.
*O provérbio Umbundu corresponde a ideia de «dever cumprido, apesar das contrariedades da vida» ( da cobra é nosso o pedaço que temos na mão).
Upindi Pacatolo

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Caro Patacolo,
Parabéns pelo ano que finda e felicidades pelo ano que ora se inicia.
Já agora, e porque não são só angolanos que o lêem e alguns que o fazem também não conhecem o umbundo, porque não "traduzir" algumas das expressões que utiliza, e bem, neste canto.
Feliz 2006
Eugénio Almeida